Meu sono piorou durante a pandemia – o que deve ser?

Mulher com problemas de sono

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Saiba como descansar de forma saudável diante da insônia causada pelo coronavírus

Antes de mais nada, ter uma boa noite de sono neste período que vivemos é uma tarefa desafiadora. Tal situação pode ocorrer por conta das condições estressantes que vivemos atualmente. Assim, este problema já tem até nome: coronasomnia, ou ‘coronasônia’.

Não sabe o que é esta condição? Então, acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto.

O que é a coronasomnia?

Coronasomnia é o termo para descrever problemas de sono relacionados ao estresse causado pela pandemia de COVID-19. Em outras palavras, este período contínuo que vivemos por conta da doença impacta diretamente nos picos de estresse diários, que interferem na qualidade do nosso sono. E estes níveis disparam por muitos motivos, incluindo solidão, dificuldades econômicas, malabarismo entre trabalho e escola e enfrentar os desafios do dia a dia.

Por que acontece a coronasomnia?

O aumento dos problemas de sono, especificamente a insônia, tem se mostrado uma preocupação em todo o mundo. Isso se deve ao aumento do estresse e da ansiedade que a pandemia gerou, incluindo o impacto da incerteza e a enxurrada constante de informações a que estamos expostos neste momento.

Nossas rotinas normais e nível de atividade diária foram interrompidos e isso provavelmente afetou negativamente o sono de muitas pessoas. Estudar e trabalhar de casa, evitar aglomerações e locais públicos, usar uma máscara e não ser capaz de fazer atividades ‘normais’ contribuíram para o surgimento deste problema.

Ficar mais preso em casa também pode causar complicações em nossos padrões de sono. Além da ansiedade provocada pela pandemia, o distanciamento social e a quarentena podem levar a mais isolamento e depressão.

Como a coronasomnia afeta a nossa saúde?

Quando uma pessoa está cronicamente privada de sono, tende a ter a imunidade reduzida, proporcionando uma maior suscetibilidade aos vírus. A falta de sono também tem um impacto negativo em nossa regulação emocional e humor.

Quando a nossa noite de sono não é satisfatória, situações como memória e tomada de decisões também podem ser afetadas. Além disso, o seu corpo pode sofrer consequências como agravamento de problemas cardiovasculares e metabólicos, incluindo um risco aumentado de ganho de peso, diabetes e hipertensão.

Nossos sonhos passam a ser mais intensos, por conta do estresse e ansiedade que afetam neste período de pandemia. Consequentemente, esses sonhos estressantes podem resultar em horas de vigília ainda mais estressantes.

Como combater este distúrbio do sono?

Algumas ações podem ser realizadas para buscar uma rotina mais saudável na sua vida e, dessa forma, proporcionar uma boa noite de sono.

Faça uma pausa com as notícias

Embora seja bom se manter informado ao longo do dia, tente evitar a saturação excessiva de notícias e outros hábitos ruins, principalmente à noite.

Tente uma rotina saudável

Primeiramente, crie uma programação diária e esforce-se para não sair desta trilha. Assim, mantenha o mesmo horário de dormir e de acordar, sem mudanças frequentes. Tenha consistência.

Evite as sonecas

Cochilar pode ser uma boa maneira de recuperar um pouco de energia, especialmente se você trabalha em casa. No entanto, evite cochilos mais longos durante o dia e, principalmente, no início da noite, pois podem atrapalhar o seu sono.

Busque orientação profissional para cuidar do seu sono

Caso não tenha êxito, é fundamental ter o suporte do especialista nestes casos. Assim, ele irá diagnosticar o seu problema e, com base no seu histórico e na consulta, orientar o melhor tratamento para o seu transtorno.

Quer saber mais sobre o assunto e cuidar da qualidade do seu sono? Então, conte comigo! Entre em contato, agende seu horário e vamos conversar! Vamos juntos praticar o autocuidado e buscar mais bem-estar e uma noite tranquila de sono!

Veja outros posts